sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


A Nadine, os Açores e um caranguejo!

No dia 19 de Setembro de 2012, durante um passeio na praia de Porto Pim, enquanto a tempestade tropical Nadine deu breves minutos de tréguas, uma estudante do mestrado de Estudos Integrados dos Oceanos, Michelle Branã encontrou no areal uma espécie invulgar de caranguejo. O Albunea carabus, também conhecido por caranguejo-da-areia, é um crustáceo pouco avistado nas águas dos Açores. A sua presença é predominante do Oceano Atlântico-Este e do Mar Mediterrâneo, havendo também alguns avistamentos na costa de países africanos. A predileção destes invertebrados por ambientes sedimentares, caracterizados por elevado hidrodinamismo e turbidez, estará associada à sua distribuição e aos seus hábitos alimentares e comportamentais. O caranguejo-da-areia é um organismo bentónico que se enterra na areia e alimenta-se de matéria orgânica em suspensão na água e pode ser encontrado entre os 3 m e os 40 m de profundidade. As suas larvas superam 5 estágios de desenvolvimento planctónico (“zoea instar”), que é caracterizado pelo uso de apêndices torácicos para natação, antes de alcançar o estado juvenil. Estes animais necessitam de se libertar das suas carapaças de maneira a poderem aumentar o seu tamanho, num processo denominado por mudas. Tipicamente, este caranguejo possui o corpo segmentado com um par de apêndices em cada segmento, uma carapaça quitinosa quadrangular, com uma depressão côncava na zona posterior, pernas achatadas para escavar a areia e um par de antenas muito desenvolvidas.


O espécime encontrado pesava 14,5 g , tinha um comprimento total de 14,5 cm e a largura da carapaça era de 24,7 mm. Provavelmente era uma fêmea não ovada.


Mais recentemente, no mês de Novembro, um outro estudante do curso CET OpMar, Jonathan Biddle, encontrou também ele, na praia de Porto Pim, 3 animais desta mesma espécie, numa semana em que os Açores foi fustigado pelo estado do tempo com ventos fortes e agitação marítima. Tal poderá indiciar que a presença destes animais na costa dos Açores poderá estar associada a condições climatéricas particulares, nomeadamente ventos fortes e elevada agitação marítima, como as evidenciadas durante os dias em que foram encontrados os animais já mencionados.


Comprimento da carapaça (mm): 20,8
Comprimento máximo da carapaça,medida do lado esquerdo (mm): 27,2
Largura da carapaça (mm): 24,7
Comprimento total sem antenas, com abdómen estendido (mm): 51
Comprimento total com antenas, com abdómen estendido (cm): 14
Peso fresco (g): 14,5

O Albunea carabus foi pela primeira vez descrito no ano de 1758 por Carl Linneaus na 10º edição do Systema Naturae. é um crustáceo pertencente à ordem dos decápodes. Pertence a uma família de caranguejos com mais de 50 espécies identificadas e 9 espécies já extintas e que têm como principal característica a capacidade de se soterrarem na areia, criando um espaço apropriado para se abrigarem.



Mais informações:
Publicado por: Gonçalo Figueira

Sem comentários:

Enviar um comentário