sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vinagreira, uma lesma flutuante


            A Aplysia fasciata, conhecida vulgarmente como vinagreira-negra, lebre-do-mar ou lesma do mar, é um gastrópode da família Aplysiidae. Estes gastrópodes deslocam-se sobre os fundos marinhos mas podem, também, ser vistos a nadar à superfície. Podemos encontrá-los nas águas superficiais até aos 25 m de profundidade. É uma espécie herbívora e não é vulgar aparecer nas águas açorianas contudo, nos últimos tempos têm dado à costa do Faial bastantes exemplares desta espécie.

            Em 2003 foram avistados vários exemplares desta espécie durante o mês de Junho. O primeiro avistamento realizado pelo Prof. Dr. João Gonçalves e pelo colega Gilberto ocorreu a 4 de Junho pelas 16h, Feteira. Numa faixa com cerca de 2 m de largura e 125 m de comprimento, observaram cerca de 200 exemplares de vinagreiras onde cerca de metade se encontravam mortas e secas no areal, outras estavam moribundas e, existiam ainda exemplares vivos. Para além dos exemplares foram, também, observadas 5 posturas destes animais.

            O segundo avistamento realizado pelo Prof. Dr. João Gonçalves e por um colega ocorreu a 5 de Junho pelas 9:30h nas Poças da Rainha, Feteira. Na primeira poça, avistaram 59 vinagreiras mortas, 91 vivas, 16 posturas e 18 molhos reprodutores com 3 a 4 indivíduos. Na segunda poça avistaram 80 vinagreiras mortas e 12 vivas na parte de cima da poça e, na parte mais funda da poça com ligação ao mar foram avistadas 15 vinagreiras vivas. Na terceira poça avistaram 96 vinagreiras mortas e outras 30 vivas. Na quarta poça, avistaram 11 exemplares desta espécie mortas e 43 vivas, muitas das vivas estavam agrupadas nas fissuras dos blocos que constituíam a poça. Na quinta poça, mais pequena que as anteriores, encontraram 37 vinagreiras mortas e a cheirar a podre e mais 4 moribundas. Numa sexta poça, meia seca, foram avistadas 49 vinagreiras mortas e 9 moribundas. Na sétima poça foram encontrados 51 exemplares mortos e 1 moribundo, tanto as mortas como a moribunda cheiravam a podre. Neste dia foram recolhidas várias vinagreiras para um balde de 12 L para depois serem pesadas e medidas nos laboratórios do DOP. Nos laboratórios do DOP foram medidas e pesadas 33 vinagreiras, o comprimento médio dos 33 exemplares foi de 17,65 cm enquanto que o seu peso húmido médio foi de 316,36 g.

            A 9 de Junho pelas 16h o Prof. Dr. João Gonçalves e o colega Victor Rosa avistaram, novamente, mais exemplares destes animais Neste dia os avistamentos ocorreram no porto da Feteira, onde foram observados cerca de 50 indivíduos desta espécie mortos e mais de uma dezena de posturas misturadas com sargaço. Na praia a este do porto, também, existiam vários cadáveres de vinagreiras. Neste dia encontraram, também, vinagreiras nas poças da Feteira onde se pude ver vários cadáveres e algumas vinagreiras vivas e a nadarem, apesar da maioria se encontrarem mortas. No entanto, no dia 9 de Junho existiam bem menos vinagreiras nas poças de Feteira que no dia 5 de Junho.

            Em 2009, no dia 13 de Março foi encontrada uma vinagreira junto aos barcos que fazem a travessia para o Pico. A vinagreira foi apanhada por um funcionário da Transmaçor e levada para os laboratórios do DOP para ser identificada e pesada. Esta foi identificada como sendo uma Aplysia fasciata e o seu peso fresco era de 1388,3 g, sendo o exemplar depois devolvido ao mar. Durante a sua devolução ao mar, a vinagreira libertou tinta de cor púrpura.

 

Algumas curiosidades sobre esta espécie…

- As vinagreiras alimentam-se de qualquer tipo de algas;

            - Os exemplares juvenis apresentam uma coloração avermelhada. Já os adultos têm uma coloração que varia desde o verde ao castanho, sendo por vezes avermelhada ou negro-violeta;

            - São indivíduos que podem atingir os 40 cm de comprimento e pesar cerca de 2 Kg;

            - O nome comum deriva do líquido púrpura que lançam quando se sentem ameaçadas. Esta substância não é venenosa;

            - Os adultos são muitas vezes observados durante a Primavera pois esta é a época de acasalamento, no Verão os adultos chegam mesmo a formar aglomerações de vários indivíduos para acasalamento. Os juvenis são só observados por volta do Outono;

            - O corpo é mole e apresenta um grande pé e duas expansões globulares, também conhecidos como parapódios;

            - Os parapódios são utilizados como barbatanas quando estes animais nadam;

            - As vinagreiras são animais que podem ser encontrados em zonas de águas salobras e estuários, no ambiente marinho pelágico costeiro, em recifes de coral e costas rochosas;

            - As vinagreiras assemelham-se muito, em aparência, às lesmas e por vezes, também, são conhecidas como lesmas do mar. São as únicas lesmas que conseguem nadar.

 

Referências





Joana Botelho

1 comentário:

  1. Excelentes informações! Esses bichinhos são muito curiosos com sua forma que parece um ser de outro planeta! rs...Tive a sorte de filmar um desses no mar da Bahia. Vou deixar o link aqui para quem tiver o interesse de assistir... https://www.youtube.com/watch?v=HsSouckoXXU?sub_confirmation=1

    ResponderEliminar