quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tartaruga verde morta dá à costa em Porto Pim

Ontem pela manhã, recebi a noticia por mensagem "Ana temos uma tartaruga marinha morta no OMA". 


Assim que cheguei e ainda antes de ver o animal já o cheiro era nauseabundo. A pequena tartaruga verde (Chelonia mydas) tinha sido há pouco recolhida perto das rochas na Praia de Porto Pim (Horta) pelos serviços do Parque Natural do Faial, que fazem a limpeza à praia. 


O animal não estava marcado, ou seja não apresentava anilhas nas suas barbatanas, tinha 30,5 cm de comprimento curvilíneo e  26,5 cm de largura curvilínea e pesava cerca de 3 kg. 



Ao pegar nela para fazer um exame visual e tentar perceber o motivo da sua morte, reparei que tinha um buraco profundo entre a cloaca e a barbatana posterior direita de onde já lhe saíam algumas vísceras. Provavelmente foi mordida por algum peixe.


Na cabeça, as suas escamas pré-frontais também tinham sofrido sérios danos e já quase tinham desaparecido, possivelmente devido aos embates nas rochas. 




Recolheu-se um pedaço da sua barbatana para estudos genéticos e por fim, decidiu-se enterrá-la. Assim, mais tarde pode-se recuperar o seu esqueleto e principalmente os úmeros, que servem para determinar a idade e crescimento. 

Ana Besugo