quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pêssegos no mar? - As lesmas-pessêgo!


Ocorrência: 
Na passado sábado (27/07/2013), o Sr. Daniel Rafael, voltou a encontrar outro animal curioso na piscina semi-natural do Varadouro (Faial), e trouxe-o para identificação. Apesar de ter sido mantido refrigerado em água do mar, acabou por não sobreviver e quando foi identificado (30/07/2013) já não estava em perfeitas condições de conservação.

Identificação:
Foto dorsal da lesma-pêssego encontrada na piscina do Varadouro.
No topo da foto é visível o par de rinóforos de forma
tubular (a mancha na zona central à esquerda é um reflexo).
Neste caso, trata-se de um verdadeiro molusco nudibrânquio (lesma-do-mar), que se pode designar por lesma-pêssego, dada a semelhança que apresenta com os pêssegos em calda, em termos de forma geral globosa e pela coloração laranja vivo. É também conhecida como lesma-de-brânquias-laterais. O exemplar tinha ca. de 7 cm de comprimento máximo e 4,5 cm de largura máxima (medidas tiradas com o animal completamente distendido, mas quando estão vivos têm uma forma mais globosa). A concha típica dos gastrópodes, que é inexistente na maioria dos nudibrânquios, é, neste caso, interna.
  
Vista ventral da lesma-pêssego, vendo-se o pé,
o manto exterior, a glândula digestiva (zona escura),
e concha interna (à esquerda da anterior).
Em termos de nome científico, este indivíduo poderá corresponder às espécies Berthellina edwardsi ou Berthella aurantiaca, já que são muito idênticas  em termos de coloração e morfologia, diferindo em termos de anatomia interna (entre outras, nos dentes laterais da rádula, mais numerosos na primeira do que na segunda). Ambas as espécies estão registadas para os Açores e para a costa continental portuguesa e europeia (ex.: Cervera et al., 2004; Rodrigues et al., 2008).
O exemplar foi conservado em formol (10%) para a coleção interna do DOP.

Informações complementares:
As lesmas do mar são geralmente animais carnívoros que se alimentam de esponjas, hidrários, ascídeas e outros pequenos animais bentónicos marinhos. Tal como os restantes nudibrânquios são hermafroditas e fazem posturas muito características (fitas concêntricas aderentes ao fundo). Geralmente têm as brânquias expostas (daí o nome nudibrânquio = brânquias nuas), mas neste caso das lesmas-pessêgo, as brânquias são laterais e estão cobertas pelo manto não sendo visíveis externamente. A superfície do manto destes organismos produz muco com substâncias tóxicas que constituem defesas contra predadores. As cores vivas que exibem funcionam como aviso. São mais ativos à noite, quando saem para se alimentarem. Durante o dia costumam estar abrigados debaixo de pedras e/ou fendas.
  
Referências:
Cervera, J.L., G. Calado, C. Gavaia, M.A. Malaquias, J. Templado, M. Ballesteros, J.C. Garcia-Gómez & C, Megina, 2004. An annotated and updated checklist of the opistobranchs (Mollusca: Gastropoda) from Spain and Portugal (including islands and archipelagos). Boletín Instituto Español Oceanografía, 20 (1-4): 1-122.
- Rodrigues, N.V., P. Maranhão, P. Oliveira & J. Alberto, 2008. Guia de Espécies Submarinas de Portugal: Berlengas. Instituto Politécnico de Leiria. 231 pp.

Para saber mais:
 - Nudibrânquios-Opitobrânquios
- Wikipedia
- Naturdata
- Espécies Mar Açores
- Blog opistobrânquios