quarta-feira, 16 de maio de 2012

Afinal era uma Porpita!

Porpita porpita

No domingo 04/03/2012 foram encontrados por Ricardo Costa na praia de Porto Pim (Faial) os seres vivos das fotos seguintes. Soubemos desta ocorrência uns dias mais tarde (07/03/2012) através da Sara Soares (aluna curso CET OpMar 4ª edição).
Trata-se de uma  Porpita porpita, uma colónia de hidrários pelágicos, pretencente ao grande grupo dos animais Cnidários ("urticantes"), que não tem nome vulgar em português (em inglês é conhecido por "Blue button"). São animais altamente especializados para viverem na camada superficial dos oceanos, na interface entre a atmosfera e o mar (pleustôn). Têm um disco flutuante de onde estão suspensos pequenos tentáculos urticantes que utilizam para capturar pequenos organimos zooplanctónicos de que se alimentam. Têm a cor azul intensa típica dos aninais que vivem na camada superficial dos oceanos. Quando o vento está de feição costumam ser atiradas para a costa em grandes quantidades, sobretudo quando são mais abundantes (final de inverno e princípio da primavera), juntamente com outros organismos semelhantes (ex. Velella velella).
É uma espécie comum no oceano aberto das zonas temperadas e tropicais de todos os oceanos do mundo.   

Foto 1 - Porpita porpita arrojada na Praia de Porto Pim em 04/03/2012, colocada num copo com água do mar, mostrando a sua típica forma de disco e cor azul intensa.

Foto 2 - Pormenor de outra Porpita porpita arrojada na Praia de Porto Pim em 04/03/2012, podendo-se ver os tentáculos distendidos.

As porpitas podem confundir-se com a espécie semelhante Velella velella, mas distinguem-se, entre outros aspectos, pela última ter o corpo mais ovalado (menos circular) e ter uma vela triangular na parte superficial do disco, e por os tentáculos desta serem bastante mais curtos que os da primeira.

Para saber mais:
- Wikipedia - Porpita
- Wikipedia - Velella

Obs: No post inicial desta espécie foi considerada como Velella velella.

Sem comentários:

Enviar um comentário