terça-feira, 5 de junho de 2012

Uma tartaruga no meio do canal Faial-Pico

No dia 1 de Junho de 2012, por volta das 13h, a embarcação José Azevedo pertencente ao Peter Café Sport, regressava já para a Horta depois de mais uma saída para Whale Whatching, quando a meio do canal Faial-Pico encontraram uma tartaruga da espécie Caretta caretta. Esta foi retirada da água pela tripulação e segundo eles, a muito custo, pois esta estava presa com alguns cabos à volta da sua carapaça. Já a bordo, a tartaruga foi trazida para terra e posteriormente foi chamada a aluna de Mestrado do DOP, Ana Besugo, que se encontra a fazer a sua tese sobre tartarugas marinhas. Chegada ao local, Marina da Horta, a Ana procedeu à verificação do estado de saúde da tartaruga e de seguida procedeu-se à recolha das medidas (comprimento e largura total da carapaça e peso), algumas fotografias, amostras dos organismos que vivem associados às tartarugas marinhas (denominados epibiontes) e por fim à sua marcação, que consiste na colocação de uma anilha metálica em cada barbatana anterior. 

Dados da tartaruga    

comprimento total (curvilíneo) da carapaça: 73,5 cm
largura total (curvilíneo) da carapaça: 66,5 cm
peso: 52,200 Kg
anilha barbatana direita: PA 278
anilha barbatana esquerda: PA 277


Foto: Ricardo Fernandes

Epibiontes:
Após análise em laboratório das amostras recolhidas quer da carapaça quer da zona do corte que a tartaruga apresentava do lado direito da carapaça, podê-se identificar:
Carapaça:
- 3 espécies de algas verdes
- 2 espécies de algas vermelhas
Zona do Corte:
- restos de pele morta com areia e restos de pequenos búzios, assim como de restos de cracas
- restos de espécies quer de algas vermelhas quer de algas verdes
- restos de poliquetas 

Colaboradores da recolha de dados, fotografias, transporte e libertação da tartaruga: Rui Correia, Ricardo Fernandes, João Reis, Catharina Pieper, Dani Fox e Jairo.


Foto: Rui Correia


Publicado por: Ana Besugo

Sem comentários:

Enviar um comentário