domingo, 6 de outubro de 2013

Caranguejo-cinzento da costa: uma raridade nos Açores?


Ocorrênia:
Durante a última ação "Explora a Biodiversidade Marinha dos Açores - 2013", promovida pelo OMA - Observatório do Mar dos Açores na manhã do dia 27 de agosto de 2013, destinada ao público juvenil e integrada nas Festas do Varadouro - 2013 (Faial), foi encontrado um caranguejo-cinzento da costa adulto, correspondente ao nome científico de Plagusia depressa (Foto 1), pelo biólogo João Nuno Gonçalves na zona de mar das piscinas do Varadouro a cerca de 2-3 m de profundidade. Pela observação do abdómen constatou-se que era uma fêmea não ovada (Foto 2). Depois de fotografado o caranguejo foi libertado na mesma zona onde foi apanhado.
Foto 1- Plagusia depressa fotografada no dia 27/08/2013 no tanque de manutenção de animais marinhos para exibição ao público juvenil (em conjunto com algas, ouriços-do-mar de espinhos-curtos e holotúrias).

Foto 2 - Pormenor da zona ventral do caranguejo-cinzento da costa, permitindo verificar que era uma fêmea (abdómen muito arredondado). 
Curiosidades:
Apesar desta espécie de caranguejo já ter sido registada anteriormente nos Açores, curiosamente apenas no Faial, não é de ocorrência muito comum.
Os caranguejos-cinzentos da costa vivem na zona intertidal e subtidal superior em zonas rochosas, praticamente no mesmo habitat que o caranguejo-fidalgo (Grapsus adscencionis), que é bastante mais comum nos Açores, e que é apanhado para ser utilizado como petisco nas festas regionais.
Muito provavelmente os Açores estão no limite norte da distribuição desta espécie no Atlântico. Nas ilhas das Canárias e da Madeira os caranguejos cinzentos são bastante mais comuns e também capturados para alimentação humana. Esta espécie ocorre ainda em Cabo Verde, costa oeste africana (Marrocos a Angola) ilhas do Atlântico sul (Santa Helena e Ascensão).
Parece tratar-se de uma espécie omnívora, alimentando-se de algas e de restos animais.

Para saber mais:
- EOL - Encyclopedia of Life
- WORMS
- Espino et al., 2007. Guia Visual de Especies Marinas de Canarias. 2nd Ed., Oceanografica, Publ.

2 comentários: